The RNC Alliance - restoring natural capital

O quê é a Restauração do Capital Natural?
A Restauração do Capital Natural (sigla RNC, em inglês), é qualquer atividade que invista na reconstituição do capital natural e que consequentemente melhore os fluxos de bens naturais e serviços ambientais do ecossistema, proporcionando maior bem-estar para as pessoas. As atividades da RCN restauram os ecossistemas naturais e reabilitam terras aráveis e outros sistemas de produção de forma ecologicamente correta. Essas atividades almejam melhorar os aspectos físicos, sócioeconômicos, psicológicos e culturais da qualidade de vida das pessoas. As iniciativas da RNC incluem programas de sensibilização para o valor do capital natural no dia a dia das pessoas.


rnc alliance

O quê é a Aliança RNC?
A aliança RNC (Restoring Natural Capital) é uma rede internacional de indivíduos e de organizações não governamentais sem fins lucrativos que oferece soluções localmente apropriadas para resolver problemas de desenvolvimento econômico e ambiental simultaneamente, em países em desenvolvimento e em países industrializados.

A pesquisa, demonstração, ensino e extensão são as principais atividades de nossa Aliança.

Todo trabalho do Pacto possui uma base teórica. Aqui você pode baixar o documento com os conceitos e ações de restauração florestal, que servem como base para nossa atuação.

Clique no link abaixo para baixar o arquivo
 

Nós damos as boas vindas aos dois coordenadores da RNC para a Aliança RNC na América Latina. Prof. Nikolay Aguirre Mendoza, da Universidad Nacional de Loja, Equador, aceitou o posto de coordenador para a América do Sul de língua espanhola, e o Dr. Pedro H.S. Brancalion, da Universidade Federal de São Carlos, aceitou o posto de coordenador da RNC no Brasil. Novas informações e artigos desses dois centros vão ser inseridos no nesse website, então continue de olho! Nós também damos as boas vindas ao Dr. Jesús Muñoz, pesquisador senior do Royal Botanic Garden em Madrid, e do National Research Network (CSIC) da Espanha. Ele irá auxiliar nos projetos da América Latina, bem como nos da Espanha.



Que é novo?

 

2016 foi um ano de muitos avanços na restauração ecológica no Brasil. O novo Código Florestal está agora em fase de implementação, e os pesquisadores estão acompanhando de perto esse processo e participando, na medida do possível, para torná-lo o mais efetivo possível. Diante da necessidade e demanda de ações de restauração em larga escala, as pesquisas em restauração têm cada vez mais buscado investigar estratégias que resultem em menores custos e geração de renda, aumentando as chances de envolvimento de proprietários rurais. Essa será a principal linha de trabalho para 2017, esperamos nesse ano chegar a soluções que transformem a restauração em larga escala de ecossistemas naturai em uma atividade viável tanto em termos socioeconômicos como ecológicos.

Veja artigos novos no português centrado sobre a lei e a restauração ecológica.